A vitória algo inesperada do Atlético Mineiro no último Brasileirão fez misturar um pouco todos os prognósticos que incialmente teriam sido feitos. Também por isso, a verdade é que esse Brasileirão Série A 2022 promete ser único e altamente imprevisível. Além disso, já estão confirmados muitas contratações e líderes novos nos grandes times brasileiros.

Campeões do Futebol

Por ser um dos Campeonatos mais imprevisíveis de todo o mundo do futebol, a verdade é que nem casas de apostas como Sportsbet.io têm facilidade em conseguir encontrar qual é o time que será um claro favorito a ganhar o Brasileirão Série A. No entanto, existem alguns times que estão tentando de tudo para que rapidamente a anterior temporada fique longe, apostando mais forte do que nunca na qualidade de seus elencos.

Flamengo e São Paulo querem melhorar rapidamente

Não restam grandes dúvidas que alguns dos times que mais desiludiram na temporada passada foi o antigo campeão Flamengo (com um dos times mais dominadores nos últimos anos), mas também o sempre temido time do São Paulo. Ambos os históricos times estiveram muito longe do que se esperava ser possível, sendo que se esperam muitas alterações no elenco durante essa pré-temporada.

Por exemplo o caso do Flamengo, de forma algo inesperada, Paulo Sousa foi o técnico escolhido para reforçar o time do Rio de Janeiro, após muitos rumores que ligaram Jorge Jesus ao time. Somando a isso, através do alegado interesse e investimento das arábias, se pensa que o time do São Paulo possa finalmente resolver seus alegados problemas financeiros e montar um time que estava muito longe da zona de rebaixamento (algo que não aconteceu na temporada passada).

Até porque, ao contrário do que aconteceu com o craque Hulk, em que o Atlético Mineiro não poderia ter ficado melhor servido com o talentoso jogador, a estratégia do São Paulo em chamar outro astro brasileiro, como é o Daniel Alves, não poderia ter corrido de forma mais ruim. Aliás, muitos especialistas até apontam que a polêmica envolvendo Daniel Alves foi um dos principais causadores dos graves problemas que o time teve, durante toda a temporada.

Como Atlético Mineiro e Palmeiras vão responder aos desafios?

No lado oposto do espetro que foi a temporada passada se encontram os times do Palmeiras e do Atlético. O primeiro, apesar de ter realizado um Brasileirão Série A um pouco aquém das expectativas, a verdade é que conseguiu carimbar uma histórica dupla conquista consecutiva da Copa Libertadores. Tal feito faz com que o time de Abel Ferreira seja, atualmente, um dos mais temidos do futebol da América Latina.

Na verdade, o sucesso do técnico português no Palmeiras tem sido tão grande que muitos rumores já apontam que, um pouco como rolou com Jorge Jesus, será uma questão de tempo até que o jovem técnico português seja atraído por um projeto na Europa. Mas será que Abel vai sair no início dessa temporada, como seu compatriota Jorge Jesus acabou por fazer após a conquista da Série A e Copa Libertadores?

A dúvida se mantém, mas o que parece certo é que a diretoria do Atlético Mineiro está fazendo um grande esforço financeiro para conseguir manter seus principais jogadores, responsáveis por uma conquista que poucos estariam apontando no início da temporada passada. Nomes coo Hulk deverão ser uma prioridade para a diretoria, uma vez que esse “casamento” não poderia ter tido melhores resultados. Mas será que o Atlético Mineiro se vai conseguir adaptar do melhor jeito ao investimento de seus principais rivais? Como se sabe, o Brasileirão é altamente competitivo e improvável, pelo que não será tarefa fácil o Atlético continuar no topo do futebol nacional.


Por Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 25/Janeiro/2022.