Publicidade

Idealizado em 1955 pelo então presidente do Cádiz F.C.,  o Sr. Juan Ramon Cilleruelo e o prefeito da cidade de Cadiz, o Sr. José Leon de Carranza (filho de Ramon de Carranza), o tradicional torneio recebeu o segundo jogo da inauguração do estádio do Cádiz F.C., fazendo com que a data de 04 de setembro de 1955 fosse, para sempre, uma das mais importantes na história do futebol para clubes. Celebrou-se a primeira edição do Troféu Ramón de Carranza, no encontro entre o Sevilla C.F. e o Atlético Clube de Portugal, da capital Lisboa, vencido pelo clube da Andaluzia por dois tentos a um.

Uma emocionante partida, cujos minutos decisivos constituem um dos documentos sonoros, que foi gravado em um disco de vinil.

Este início do torneio, que até os dias atuais, se tornou num dos mais prestigiados troféus de verão para clubes de futebol, ficou para a história como o Troféu dos Troféus.

Equipe do Sevilla campeão do Torneio Ramón de Carranza de 1955
Bustos, o goleiro do Sevilla, acaricia o primeiro Troféu recém conquistado. Com ele, os restantes dos jogadores da equipe, e alguns torcedores que adentraram ao campo de jogo para comemorar.

Goleiro Bustos, do Sevilla, com o I Troféu Ramón de Carranza - 1955
Goleiro Bustos, do Sevilla, com o I Troféu Ramón de Carranza

Participantes:
Sevilla CF, de Sevilla (Espanha)
Atlético Clube de Portugal, de Lisboa (Portugal)

Gols do Jogo (Fonte: La Vanguardia de España)

Com estádio completamente lotado, a equipe do Atlético CP foi a primeira a entrar no gramado, sendo ovacionado por todos os torcedores e, em seguida, o Sevilla. Logo as equipes se alinharam para os hinos nacionais da Espanha e Portugal.

Iniciada a partida, logo aos dois minutos o Sevilla cedeu um córner. Castiglia cobra e Busto toca mal na bola e introzduz a mesma em suas próprias redes. 1 a 0 Atlético CP.

O empate veio em seguida. Arze de cabeça. No segundo tempo Loren, também de cabeça, deu tentos finais ao jogo. Sevilla 2 a 1.

Finalizada a partida, o Prefeito fêz a entrega do Trofèu Ramón de Carranza para a equipe vencedora, entre grandes aplausos.

Sevilla CF
Sevilla C.F.

2 x 1

Atletico Clube de Portugal
Atletico C.P.
Data: 04/setembro/1955
Local: Estádio Ramón de Carranza, em Cádiz (ESP).
Árbitro: Cabrera
Gols: Castiglia (*), Arza e Loren.
Sevilla: Busto; Guillamón, Campanal, Valero, Ramoní, Riquelme, Liz, Arza, Loren, Doménech e Pahuet.
Atlético Portugal: Ernesto; Valente, Abreu, Germán, Carneíro, Oliveira, Martinho, Walter, Silva, Pereira e Castiglia.
Obs. (*) Algumas fontes dão como gol contra do goleiro Busto, espalmando para as próprias redes após cobrança de escanteio de Castiglia, aos dois minutos do primeiro tempo.

Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: La Vanguardia de España, de 06 setembro 1955; Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; e www.portalcadista.com.
Página adicionada em 02 Outubro 2023.