HISTÓRIA DO SERRANO FC (SANTOS/SP)


  SERRANO FUTEBOL CLUBE
  Fundado em 05 de junho de 1978
  Endereço: Av. Marginal Anchieta, 170, Bairro Alemoa - Santos/SP
  Site oficial: www.serranofutebolclube.blogspot.com.
  Email: serranofutebolclube@gmail.com


+ CLUBES AMADORES CLUBES BRASIL CLUBES MUNDO

 

O Serrano Futebol Clube foi fundado em 05 de junho de 1978, às 19h30 numa conversa entre cinco amigos que queriam formar um time de futebol. A conversa foi realizada no bar denominado "Bodinho".

A partir daí formaram a primeira diretoria, tendo como primeiro Presidente José Valdelício de Jesus, o Naná. Os demais membros fundadores e que fizeram parte de sua primeira diretoria foram: Cochê (Vice-Presidente), Osvaldo (Diretor), Chilica (Tesoureiro) e Bodinho (Secretário); Francisco das Chagas, o Chico, foi o padrinho do clube.

Seu primeiro uniforme foi "achado" no lixão por Naná - e era de um time denominado Vila São Jorge. Este jogo de camisas serviram para as primeiras disputas amistosas do clube, no entanto, quando alguém as puxava elas se rasgavam, sendo assim, os cinco amigos resolveram comprar um jogo de camisas do Vasco e o time passou a se chamar "Vasquinho". Porém não foi muito longe, pois Bodinho teve a idéia de comprar um jogo de camisas, cujas cores eram pretas com golas brancas e o calção vermelho, assim o time voltou a se chamar Serrano Futebol Clube. Depois disso, como Cochê e Chilica faleceram, Osvaldo e Bodinho foram embora do bairro e Naná ficou sozinho mantendo o nome do time vivo de 1979 à 1989 ocupando vários cargos como: Presidente, Diretor de Esporte, Tesoureiro e Técnico.

Em 1990 "Beto Bufão" assumiu o time e foi formada uma nova diretoria, que assim ficou formada: Presidente: Naná; Vice Presidente: Beto Bufão; Diretor Esportivo: Moreira; Tesoureiro: Pateta e outros colaboradores.

Origem do escudo

Em busca de uma identidade própria, o Serrano criou seu distintivo inspirado em dois clubes da cidade: O Santos FC e o Império Serrano. A escolha foi feita por cinco amigos, um deles torcedor do Império e quatro do Santos.

Posters do Serrano - Clique para ampliar





Créditos pela criação: Sidney Barbosa da Silva
 
Equipe que marcou época

Durante os seus mais de 30 anos de história, assim como em outros clubes, houve uma formação que marcou época no Serrano. Vinte dois atletas faziam parte desta formação histórica, são eles (titulares/reservas):
Goleiros: Aílton e Emiliano; Laterais (Direita): Nino e Baitola; Laterais (Esquerda): Pedrinho e Vivi; 4° zagueiro: Pateta e Ivanildo; Zaga Central: Paulão e Naná; Volantes: Zé Carlos e Wanderley; Ponta Direita: Caveirinha e Afonso; Ponta Esquerda: Aurélio Miguel; Meio Direita: Ticão e Parceirinho; Meio Esquerda: Geraldo; Centro-Avante: Cacau e Kiochi.

Dentre esses vinte dois atletas, o que marcou mais no time do Bairro da Alemoa foi o goleiro Ailton. Era "baixinho", mas parecia um gato, fazia defesas mirabolantes: Pulava muito, dificilmente rabatia uma bola.

Em uma excursão, realizada na cidade de Registro/SP, jogando contra a equipe do Bamburral, Tição, um dos craques da equipe, fez um dos gols mais bonitos na história do clube. Foi de puxeta e todos passaram a lhe chamar de craque, e era mesmo.

PROJETO ESCOLA
Trabalhando com a Comunidade

Em uma reunião realizada em meados de outubro de 2009, onde tiveram presentes Renato de Jesus Alves, Nivaldo do Patrocínio, Márcio Renato, Vanderson Almeida e Fábio Branco, foi discutida a idéia do projeto de escolinha de futsal para crianças e no início de novembro Renato e Nivaldo tiveram o primeiro contato com a diretora da Escola Municipal Oswaldo Justo, onde a mesma aprovou a idéia, pois a cobrança dos estudantes era muito grande.

Meses se passaram e mesmo assim mantendo contato com a diretoria da unidade de ensino. Esse tempo foi o tempo necessário para o clube organizar quase tudo, uma vez que o orçamento em caixa do clube não permite que o clube faça grandes investimentos. Mas a Secretaria Municipal de Esporte (SEMES) nos doou o kit completo: cones, 40 coletes e 4 bolas para podermos iniciar as atividades.

Este projeto visa contribuir no desenvolvimento intelectual e físico das crianças estudantes da Escola Municipal Prefeito Oswaldo Justo, criando condições para a melhoria da qualidade de vida e o estimulo ao convívio social e coletivo, buscando assim resgatar valores esquecidos, construindo cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, tendo conhecimento de seus deveres e direitos, cujos principais objetivos são:

• Promover o aprendizado em grupo, a cooperação e a parceria;
• Incentivar o futebol como alternativa as drogas e tempos ociosos, estimulando a vida saudável e prevenção de doenças;
• Proporcionar a oportunidade à participação em eventos esportivos e culturais como gincanas, festivais, torneios, campeonatos;
• Proporcionar a escolha por condutas adequadas em relação às pessoas e ao ambiente vivenciado;
• Combater a evasão escolar e a repetência;
• Estimular a prática regular de atividades físicas;
• Promover a descontração e o relaxamento físico e mental;
• Estimular o trabalho em grupo e a convivência comunitária

Depois do sucesso das aulas, passado um mês do inicio da categoria masculino, iniciou-se também o projeto para as meninas entre 11 à 14 anos. Atualmente (em Julho/2010) temos 60 alunos inscritos no projeto.

SEDE E TROFÉUS
No início, o clube não possuiu sede e nem patrimônio. As reuniões dos jogadores eram realizadas em espaços cedidos, como em residências ou o bar do Bodinho. Jogos de camisa, bolas, material de treinamento e outros pertences eram "raridades" e ficavam guardados nas casa dos jogadores ou dirigentes.

Alguns anos se passaram e a diretoria se reunia provisoriamente no Bar Recanto dos Nordestinos. A Prefeitura chegou a ceder uma área, de frente para a Rua Bóris Kauffman, para o clube fazer seu campo. Mas não conseguiram dinheiro para aterro do local. O presidente, então, era o Sr. João Joviano dos Santos.

Atualmente, e apesar das dificuldades, a Vila Alemoa tem bons motivos para se orgulhar do Serrano. Em campo, a garra e as jogadas bonitas de jogadores como Robertinho, Aílton, Pateta, Caveirinha, Cacá, Nino, Naná e Paulão levaram o time para as primeiras colocações na 3ª Copa Cidade de Santos.

Por não possuir, ainda, um campo próprio, o clube manda seus jogos nos campos do bairro.

Sua sede (própria) localizada na Avenida Marginal Anchieta, é orgulho a todos que acabam por se reunir, após uma partida de futebol, para aquele delicioso churrasco de confraternização, que só um clube "familiar" pode dar aos torcedores.


Fontes das Informações: Arquivo de Fábio Goulart e José Valdelício de Jesus
Página adicionada em 04 de Dezembro de 2008 - revisada em 06/Maio/2019.

Campeões de todos os esportes do mundo