Arquivo
   Especiais
   + Futebol
MATÉRIA ESPECIAL
Heráldica no Futebol - As Cruzes nos escudos dos clubes
NÃO DEIXE DE LER
Do Fundo do Baú
Associação Alemã de Futebol da RDA Deutscher Fussball Verband der DDR
Fundada em 17 de maio de 1958
Endereço:
Filiação Fifa: 1952
Filiação Uefa:
Extinção: 1991
 A SELEÇÃO                                                                               + NACIONAIS
 História   |   1ª Divisão   |   Artilheiros 1ª Div.   |   Copa Nacional   |   + Arquivo
História do Futebol na extinta Alemanha Oriental
Bandeira da Alemanha OrientalApós o colapso social e econômico foi formado, em maio de 1945, um novo estado, ou melhor, o demembramento da Alemanha em duas: Oriental e a Ocidental.

Logo partidas amistosas ocorreram na nova Alemanha (Oriental) e, em 1947 já haviam rodadas do campeonato nacional disputado na temporada 1947/1948, tendo como primeiro campeão o SG Planitz, que ficou sem poder jogar a ultima rodada pois não houve autorização para o clube viajar.

O futebol cresceu de forma rápida e, em 1949, foi estabelecida uma Comissão para os Esportes da nova Alemanha. Oito anos depois, em 17 de maio de 1958, foi criada a Associação de Futebol da Alemanha da RDA.

Em 1952 a Alemanha Oriental foi aceita como membro da FIFA, fato que impulsionou o futebol no país. Dois anos antes, em 1950, foi jogada a primeira partida envolvendo a Seleção - é fato que foi extra-oficialmente, mas seu primeiro adversário foi, também, a extinta Tchecoslováquia, em Berlim, com vitória do adversário por 1 a 0.

1.FC Lokomotive Leipzig vencedor da Intertoto
A Intertoto foi, entre 1962 e 1967, uma competição para gerar dinheiro para as companhias de apostas de futebol de verão, e que agregava as menores equipes do continente. Em 1995 passou para a jurisdição da UEFA. A final foi disputada contra o IFK Norrkoping, da Suécia, em dois jogos. Lokomotive 0x1 e 4x0.
 
1.FC Magdeburg campeão da Taça das Taças
Em 1974 o 1.FC Magdeburg se tornou o primeiro e único clube da RDA a vencer uma competição continental de grande impacto, ao vencer a Taça das Taças (Recopa), batendo o Milan por 2 a 0, em jogo disputado no Feyenoord Stadium, Rotterdam - Holanda, com gols de Lanzi, de panalti, aos 43; e Seguin aos 74 minutos.

O Magdeburg formou com Schulze; Enge, Zapf, Tyll, Abraham; Seguin, Pommerenke, Gaube; Raugust, Sparwasser e Hoffmann. O Milan perdeu com Pizzabella; Sabadini, Anquilletta, Lanzi, Schnellinger; Benetti, Maldera, Rivera; Tresoldi, Bigon e Bergamaschi (Turini).

No total foram 9 jogos, com 5 vitórias, 3 empates e 1 derrota; 13 gols a favor e 5 contra.
A campanha: 0x0 e 2x0 no NAC Breda (HOL); 0x2 e 3x0 Banik Ostrawa (TCH); 2x0 e 1x1 FC Beroe Stara Zagora (BUL); 1x1 e 2x1 Sporting Lisboa; 2x0 Milan.

O Fim
Foram 38 anos de sucesso futebolístico. O auge foi a conquista da Medalha de Ouro Olímpico em Montreal no ano de 1976.

Em 1990 houve a reunificação das Alemanhas, que culminou com o desaparecimento de muitos clubes ligados a departamentos do extinto Governo da RDA.

Curiosidades

Na história do futebol da Alemanha Oriental, 49 clubes participaram das competições nacionais. Veja » Relação dos clubes e histórico de jogos.

Eduard Geyer - último treinador da Alemanha Oriental» Willy Oelgardt foi o primeiro treinador da Seleção.
» Georg Buschner foi o treinador na Copa do Mundo de 1974 e na medalha de ouro olímpica em Montreal em 1976.
» Eduard Geyer (foto ao lado) foi o último, em 12 de setembro de 1990, na vitória por 2 a 0 sobre a Bélgica, em Bruxelas.
Fonte: Arquivo Campeões do Futebol e www.dfb.de
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva e Rafael de Paula da Silva
Página adicionada em 01 de julho de 2011.
 História   |   1ª Divisão   |   Artilheiros 1ª Div.   |   Copa Nacional   |  + Arquivo
 A SELEÇÃO                                                                               + NACIONAIS
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador