
É o Centro de Treinamento do Fluminense Football Club, onde os jogadores tricolores realizam a sua pré-temporada e os treinos habitualmente, já utilizado por muitas seleções e clubes de ponta, brasileiros e estrangeiros, inaugurado em 21 de julho de 2016 no bairro carioca da Barra da Tijuca, data do aniversário de 114 anos do clube.

A estrutura tem cerca de 40.000 m² e três campos de tamanho oficial exclusivamente para uso dos profissionais, com o clube tendo ainda um Centro de Treinamento exclusivo para as suas categorias de base em outra localidade, Xerém, na cidade de Duque de Caxias, que abriga sete campos de jogo, com o do Estádio Manoel Schwartz completando o décimo primeiro de uso do Tricolor.
No dia 21 de julho de 2016 o CT era inaugurado e a Seleção Olímpica Dinamarquesa de Futebol Masculino foi o primeiro time de futebol a treinar no CT tricolor, o que ocorreu em 5 de agosto, durante a realização dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, evento sediado na cidade do Rio de Janeiro, com a equipe profissional do Fluminense começando a treinar no local em 11 de outubro de 2016.
Pelo seu esforço pessoal e financeiro para a construção, Pedro Antonio Ribeiro da Silva foi o nome escolhido pelo Conselho Deliberativo do Fluminense como o nome do Centro de Treinamento tricolor em 29 de outubro de 2016.
O Fluminense abriu parcialmente a Rua Oscar Cox, futuro acesso principal do CT, no dia 11 de junho de 2019, passando a ser utilizada inclusive por seleções que disputam a Copa América de 2019, como as dos convidados Qatar, Peru, Uruguai e Argentina, em ordem cronológica, sendo o único Centro de Treinamento de clubes do Rio de Janeiro escolhido para receber seleções nacionais durante a realização dessa edição da Copa América. Às vésperas da semifinal da Copa América de 2019, o técnico da Seleção da Argentina, Lionel Scaloni, apontou o gramado do CT do Fluminense como o melhor que a Seleção da Argentina utilizou durante a sua estada no Brasil, com a Seleção Peruana retornando ao CT para se preparar para a final da competição. Em 3 de julho de 2019, quatro dias antes do encerramento da Copa América, o Fluminense divulgou que somados os números de Twitter, Instagram e Facebook, os posts durante a realização dessa competição tiveram um alcance de 4,5 milhões de usuários e 10,3 milhões de impressões de seus conteúdos, reflexo da presença das seleções estrangeiras no CT e das ações de marketing desenvolvidas pelo clube nesse período.
O dia 30 de setembro de 2019 ficou marcado pela deliberação do Conselho Deliberativo do clube para a alteração do nome do Centro de Treinamento que passou a se chamar CT Carlos José Castilho, ídolo do clube e recordista de partidas pelo Tricolor.
Castilho foi goleiro e o jogador que mais vezes vestiu o uniforme tricolor, com 704 partidas. Além das grandes atuações, o jogador é lembrado por amputar um dos dedos de uma de suas mãos para não desfalcar o time por muito tempo.
No dia 10 de dezembro de 2022 foi divulgada a finalização da construção do muro em torno do CT, com cerca de 1 km e 3 metros de altura, tendo sido utilizados 50.000 blocos de cimento em sua construção.
A rua de acesso ao CT totalmente pavimentada e sinalizada foi inaugurada pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 13 de maio de 2023.
Em 2024, poucos clubes do Brasil tem uma Centro de Treinamento próprio com esse padrão de qualidade para oferecer aos seus atletas.
Clique na imagem para ampliar

Fonte: Arquivo de Pesquisas de
Alexandre Magno Barreto Berwanger; Crédito das imagens (2022): sites do Fluminense Football Club, NETFLU, Globoesporte, UOL e Milton Neves.
Página adicionada em 07 Julho 2024.