O Futebol no Paraguai

O futebol entrou no país pelas mãos do holandêss William Paats no ano de 1897. Paats era professor de educação física da Escola Normal de Assunção, e trouxe na bagagem a primeira bola de futebol, da marca Mac Gregor, e divulgou o jogo entre os seus alunos. Dois anos depois, na Plaza de Armas, começram a ser disputadas as primeiras partidas informais.

O Club Olimpia, de Assunção, foi fundado em 25 de julho de 1902 por Paats e um grupo de amigos, e é o clube mais antigo do país, que teve que esperar a fundação do Guarani, por iniciativa do Dr. Rogelio Livieres, em 1903, para a realização da primeira partida "oficial" que aconteceria no dia 25 de novembro daquele ano. O jogo foi realizado na Quinta de Caballero e terminou com a vitória do Guarani por 1 a 0. As partidas entre as duas equipes é conhecido hoje como "O velho clássico".

Em 1907 foi fundado o club Presidente Hayes - o nome foi uma homenagem ao presidente dos Estados Unidos, Rutherford Hayes - que tornou-se, em 1911, o primeiro campeão da Divisão de Acesso.

Em 18 de julho de 1906, por iniciativa do jornalista Adolfo Riquelme - que se tornaria o primeiro presidente - , foi fundada a Liga Paraguaya de Fútbol. Olimpia, Guarani, Nacional, General Diaz, Primeiro de Mayo e Libertad foram os fundadores e participaram do primeiro campeonato nacional. Veja a transcrição da Ata:
En la Ciudad de Asunción, Capital de la República del Paraguay a los diez y ocho días del mes de junio de mil novecientos seis, reunidos en el local de “El Diario”, a invitación del señor director del mismo, don Adolfo Riquelme, los siguientes señores: William Paats y Justo Quinto Godoy, en representación del Club Olimpia Ramón V. Caballero, Manuel Bella y Salvador Melián, en representación del club Guaraní, Juan M. Sosa en representación del club Libertad, César F. Urdapilleta, en representación del Club “General Díaz” y Vicente E. Codas, en representación del club Nacional, resolvieron constituir una sociedad directiva del juego de football, bajo la denominación de “Liga Paraguaya de Football Association".
En fe de lo cual firman la presente:
(Firmada) Adolfo Riquelme – R. V. Caballero – Junio Quinto Godoi – César F. Urdapilleta – E. Bella – W. Paats – S. Melián – Vicente E. Codas – J. M. Sosa.

Um racha entre os clubes deu origem à Liga Centenário que dividiu o futebol do país até 1917. Com o consenso entre os clubes, a Liga Paraguaya inaugurou seu próprio estádio, no Bairro de Puerto Sajonia, na partida final do campeonato.

A primeira partida de caráter internacional foi jogada em Assunção no ano de 1911, quando uma seleção de Salto (Uruguai) enfrentou um combinado de jogadores paraguaios no campo do Guarani. Neste jogo, a equipe visitante venceu por 6 a 0.

O Paraguai filiou-se à Fifa e a Conmebol no ano de 1921.

Suas maiores figuras através dos tempos são Arsenio Erico e José Luis Chilavert, curiosamente, ambos triunfaram no futebol Argentino.
Arsenio Erico foi jogador do Independiente nos anos de 30 e 40, sendo o maior goleador da historia dos campeonatos da Argentina.
Já Chilavert, durante os anos 90, revolucionou para sempre a posição de goleiro.


Fontes: www.apf.org.py e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva e Rafael de Paula da Silva.
Página adicionada em 07/Março/2007 - atualizada em 05/Maio/2019.

 

Shopping Campeões do Futebol