O FUTEBOL NA LITUÂNIA


Lituania Football Federation  FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA LITUÂNIA
  Fundada em 1922
  Afiliada FIFA desde 1923 - UEFA desde 1992
  Endereço: Stadiono g. 2 02106 Vilnius
  Site: www.lff.lt


História 1ª Divisão Copa da Lituânia       + NACIONAIS

       

A história do futebol na Lituânia começou na virada do século XIX para o século XX e foi fortemente condicionada por fatores de ordem política. O país tornou-se independente em 1918, foi anexado pela URSS em 1940 e voltou à independência em 1990.

Primeiros jogos
O primeiro jogo de que há notícia foi disputado em 1911, em Kaunas, entre as equipes representativas das cidades de Kaunas e de Vilnius. Em 1923, a Liga de Desportos da Lituânia foi admitida na FIFA. No mesmo ano, a Lituânia fez o seu primeiro jogo internacional como estado independente, também em Kaunas, tendo perdido por 5 a 0 para a Estônia. Em 1924, foi criada a Liga de Futebol da Lituânia (LFL) e a seleção nacional participou dos Jogos Olímpicos de Paris nesse mesmo ano. A LFL tornou-se na única representante do futebol lituano em 1925 e organizou o seu primeiro campeonato nacional em 1931, com sete equipes.

A integração à URSS
A partir de 1946, as equipes da Lituânia participaram das competições internas da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Em 1982, o FK Zalgiris Vilnius venceu a primeira divisão do campeonato soviético, o que lhe valeu o ascesso à liga principal, terminando no terceiro lugar em 1987. O Zalgiris Vilnius participou da Taça UEFA no ano seguinte, mas foi eliminada logo na primeira rodada pelo FK Austria Wien. Em 1989, voltou à Taça UEFA, tendo, dessa vez, chegado à segunda eliminatória da competição.

Um dos melhores jogadores do país foi Viatcheslavas Sukristovas, que fez parte da seleção da União Soviética que acabou em segundo lugar no Campeonato Europeu de Seleções de 1988. Dois lituanos - Arminas Nabekovas e Arvydas Janonis – ajudaram a URSS a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olimpicos de Seul em 1988.

Independentes de novo
Em 11 de Março de 1990, a Lituânia reconquistou a independência após um pedido das autoridades desportivas do país e clubes como o Zalgiris, FK Atlantas e ASSM Inkaras retiraram-se das competições da URSS. O campeonato nacional independente recomeçou em 1991 e o Campeonato Báltico de Futebol foi organizado em 1990, com a participação da Lituânia, Letônia, Estônia e o enclave soviético de Kalinegrado.

Selecção Nacional
A seleção nacional da nova Lituânia fez o seu primeiro jogo contra a Geórgia, em Tbilisi, tendo empatado por dois gols, a 27 de Maio de 1990. O isolamento internacional, que durou quase um ano, chegou ao fim com a readmissão da Federação de Futebol da Lituânia (LFF) na FIFA, em 9 de Dezembro de 1991. A Seleção nacional, treinada por Algimantas Liubinskas, participou das eliminatórias da Copa do Mundo de 1994, tendo ganho os seus primeiros pontos em 28 de Abril de 1992, com um empate em Belfast, frente à Irlanda do Norte. A Lituânia obteve a sua primeira vitória contra a Letônia, em Riga, a 12 de Agosto desse mesmo ano.

Afiliação na UEFA
A LFF juntou-se à família europeia no Congresso da UEFA em 1992, em Gotemburgo. Desde então, o país tem apostado no desenvolvimento das infra-estruturas futebolísticas, com o objetivo de criar bases para que os resultados das seleções nacionais e dos clubes atinjam um melhor nível internacional.

Lituania Football FederationLituania Football Federation
Acima o Logo da Federação utilizado em 2008 e o atual (2016).


Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva.
Fonte: www.campeoesdofutebol.com.br; e www.fifa.com.
Página adicionada em 16/Maio/2008 - atualizada em 10/Novembro/2016.