Flamengo


História do Flamengo

Fundado no casarão de Nestor de Barros, na Praia do Flamengo, como Grupo de Regatas do Flamengo.

 


Equipe do Flamengo em 06-10-1912 no empate em 1 a 1 com o Paysandu pelo Campeonato Carioca
Equipe do Flamengo em 06-10-1912 no empate em 1 a 1 com o Paysandu pelo Campeonato Carioca. Em pé: Lawrence, Amarante, Píndaro, Baena, Nery e Gallo. Sentados: Curiol, Arnaldo, Zé Pedro, Miguel e Borgerth.


Loja Campeões do Futebol


Ficha do clube

Escudo do Flamengo   Clube de Regatas do Flamengo
  Fundado em 17 de Novembro de 1895
  Endereço: Av. Borges de Medeiros, 997 - Lagoa - Rio de Janeiro (RJ).
  Site: www.flamengo.com.br


Escudos

Primeiro Escudo do Flamengo Escudo do Remo no Flamengo Outro Escudo do Flamengo
O primeiro distintivo do Flamengo; Escudo atual do Remo no Flamengo; e o tradidicional escudo CRF, utilizado no uniforme.


O início

A grande história do "Rubro Negro" teve inicio a partir da idéia de criação do esporte mais praticado no inicio do seculo passado - o remo.

Os remadores - José Agostinho Pereira da Cunha, Mário Spindola, Nestor de Barros, Augusto Lopes, José Félix da Cunha Meneses e Felisberto Laport - resolveram comprar um barco. O escolhido foi um já velho, porém adequado às finanças disponíveis. Este barco ganhou o nome de "Pherusa".

Dias depois (06/10), os jovens remadores foram dar a primeira volta, partiram da praia de Maria Angu (atual Ramos) até a praia do Flamengo. No caminho a forte tempestade virou a embarcação e os náufragos tiveram que se segurar no que restou da Pherusa.

Mas o grupo estava disposto a recuperar a embarcação e iniciaram uma reforma. Quando estava quase pronta foi roubada e nunca mais vista. Mas o entusiasmo em fundar um grupo de regatas não desapareceu. Os jovens decidiram comprar outro barco. George Lenzinger, José Agostinho, José Félix e Felisberto Laport entraram na história, juntaram o dinheiro necessário e compraram o Etoile, de Luciano Gray, logo batizado de Scyra e registrado na Union de Canotiers.

Assim, à 17 de novembro de 1895, no casarão de Nestor de Barros, nümero 22 da Praia do Flamengo, onde era guardada a Pherusa e depois a Scyra, foi fundado o Grupo de Regatas do Flamengo e, com ele, eleita a sua primeira diretoria: Domingos Marques de Azevedo, presidente; Francisco Lucci Colás, vice-presidente; Nestor de Barros, secretário; Felisberto Cardoso Laport, tesoureiro.

Fundadores do CR Flamengo
Os fundadores do Flamengo. Imagem: Me Arrebata – Epopéias Rubro-negras (Volume 1) -Autor: Maurício Neves de Jesus. Ilustrações: Renato Dalmaso.



Assinaram ainda, a presente ata, como sócios-fundadores, José Agostinho Pereira da Cunha, Napoleão Coelho de Oliveira, Mário Spíndola, José Maria Leitão da Cunha, Carlos Sardinha, Eduardo Sardinha, José Felix da Cunha Menezes, Emygdio José Barbosa (ou Emygdio Pereira, ou ainda Edmundo Rodrigues Pereira, hà controvérsias) Maurício Rodrigues Pereira, Desidério Guimarães, George Leuzinger, Augusto Lopes da Silveira, João de Almeida Lustosa e José Augusto Chalréo, sendo que os três últimos faltaram à reunião, mas assinaram a ata dias depois e receberam o título.

No encontro, foi acordado que a data oficial seria a de 15 de novembro, pois no aniversário do Flamengo sempre seria feriado nacional (Dia da Proclamação da Repüblica), e que as cores oficiais seriam azul e ouro, em largas listras horizontais.


O Futebol

A partir do início do século XX, o futebol começava a disputar popularidade na cidade do Rio de Janeiro com o remo. Mas, como o clube rubro-negro não dispunha de departamento de esportes terrestres, seus sócios eram obrigados a acompanhar o Fluminense também, pois em Laranjeiras havia um time para torcer.

O maior exemplo desta divisão era Alberto Borgerth. Pela manhã, era remador no Flamengo. À tarde, representava o Fluminense no futebol. Os torcedores, sem opção para acompanhar os dois esportes em um só clube, seguiam o mesmo comportamento, dividindo-se na paixão clubística.

O Flamengo, então, começou a dar os seus primeiros passos no nobre esporte bretão. No primeiro amistoso, realizado dia 25 de outubro de 1903 no Estádio do Paissandü Atlético Clube, perde do Botafogo por 5 a 1, com a seguinte formação: G.V. de Castro, V. Fatam, H. Palm, Sampaio Ferraz, A. Gibbons (capitão), L. Neves, C. Pullen, M. Morand, A. Vasconcelos, D. Moutinho e A. Simonsen, com os reservas M. Gudin e A. Furtado.

Uma curiosidade é que o time de futebol não entrava em campo com o uniforme oficial do Flamengo. No primeiro jogo, vestiu camisas brancas e shorts pretos. Depois, foi obrigado a usar o Papagaio de Vintém e a Cobra Coral. O esporte era malvisto pelo remo rubro-negro e, por isso, o clube só se filiou à Liga Metropolitana de Futebol - criada em 1905 - em 1912, depois do ingresso dos ex-tricolores, ficando cerca de nove anos disputando somente amistosos.

A Oficialização do Futebol

O futebol do Flamengo é dissidente do Fluminense. Em 1911, o tricolor estava às vésperas do título carioca, mas, atravessava grave crise interna.

O capitão do time, Alberto Borgeth (o mesmo que remava pelo Flamengo), se desentendeu com os dirigentes e, depois de conquistado o campeonato, liderou um movimento de saída das Laranjeiras.

Dez jogadores campeões deixaram o Fluminense: Othon de Figueiredo Baena, Píndaro de Carvalho Rodrigues, Emmanuel Augusto Nery, Ernesto Amarante, Armando de Almeida, Orlando Sampaio Matos, Gustavo Adolpho de Carvalho, Lawrence Andrews e Arnaldo Machado Guimarães.
 
Dia 8 de novembro, foi aprovado o ingresso dos novos sócios. Os remadores do Flamengo, porém, não eram favoráveis à dedicação oficial do clube rubro-negro ao futebol, caso que estava sendo analisado por uma comissão da qual o líder era justamente Alberto Borgerth. Mas não teve jeito mesmo. Em assembléia realizada no dia 24 de dezembro de 1911, o Flamengo criou oficialmente o seu time de futebol, sob a responsabilidade do Departamento de Esportes Terrestres.

Primeira partida oficial
Foi no dia 03 de maio de 1912, no campo do America, em jogo do campeonato carioca pela Liga Metropolitana, goleou o Mangueira por 16 a 2. Nesta partida o Flamengo formou com Baena; Píndaro e Nery; Curiol, Gilberto e Galo; Baiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo e Borgerth. O árbitro foi o consagrado Belfort Duarte. Os gols do Rubro Negro foram de Gustavo de Carvalho (5), Amarante "Zalacain" (4), Arnaldo Guimarães (4), Alberto Borgerth (2) e Gallo (1).

Primeiro título
A primeira conquista estadual veio em 1914. Foram 12 jogos disputados, com 08 vitórias, três empate e uma derrota. Riemer foi o artilheiro do clube com 08 gols marcados. Confira os resultados:
Flamengo 3 x 0 e 2 x 1 Rio Cricket
Flamengo 1 x 0 e 1 x 0 Paysandu
Flamengo 2 x 2 e 4 x 4 São Cristóvão
Flamengo 2 x 2 e 1 x 2 Botafogo
Flamengo 2 x 1 e 1 x 0 America
Flamengo 3 x 2 e 2 x 1 Fluminense

O título de 1927
Um título improvável, incrível, histórico e marcado pela superação. O Flamengo se tornava campeão carioca de 1927. Nascia ali a mística da camisa rubro-negra, do time de raça. Foram 18 jogos, com 13 vitórias, dois empates e três derrotas, e ainda levou uma sonora goleada do Botafogo por 9 a 2. No final somou 28 pontos, um a mais que o Fluminense - o segundo colocado.
Uma das equipes do Flamengo em 1927
Uma das equipes do Flamengo em 1927. Em pé: Vital, Chrystolino, Agenor, Segreto, Flavio Costa, Celso, Benvenuto, Fragoso e Newton. Ajoelhados: Floriano, Couto, Moderato, Rochinha, Egberto e Seabra.



O clube quase ficou de fora do torneio, suspenso pela liga por emprestar seu campo da Rua Paissandu ao Paulistano (expulso da Associação Paulista de Sports Athleticos). Mas uma mobilização que envolveu até os adversários levou a retirada da punição injusta.

Só que o elenco rubro-negro se dispersou e precisou ser reconstruído ao longo da competição. Entre eles, o goleiro Amado, e os atacantes Nonô e Moderato, o herói que jogou a partida decisiva à revelia dos médicos. Usou uma cinta segurando os pontos de uma cirurgia no apêndice.

A conquista veio com um 2 a 1 sobre o América. Gols de Nonô e do convalescido Moderato, em bola desviada no ex-rubro-negro Pennaforte.

O primeiro tricampeonato estadual

O grande mentor do tri foi o técnico Flávio Costa. Foi ele quem estruturou a equipe que um 1942 impediu o tricampeonato do Fluminense, liderada em campo por um dos maiores jogadores rubro-negros de todos os tempos: Thomaz Soares da Silva, o Zizinho. Acompanhando o Mestre Ziza estavam craques como Domingos da Guia, Biguá, Bria, Jayme, Valido, Pirillo e Vevé.

Em três anos, foram 44 vitórias, 188 gols marcados e apenas 6 derrotas. O time obteve a incrível média de três gols por partida, tendo Pirilo como artilheiro da campanha: 46 gols. O tri veio com a categoria e a raça de Valido: aos 30 anos, o ponta-direito argentino voltou ao futebol e marcou o gol da conquista de cabeça, aos 41 minutos do segundo tempo da final contra o Vasco, diante de 20 mil torcedores na Gávea.

O primeiro titulo nacional

Em 1980, pela primeira vez a torcida pôde comemorar o título brasileiro. A conquista veio em uma emocionante final contra o Atlético Mineiro, que venceu a primeira partida no Mineirão por 1 a 0 mas não conseguiu segurar os rubro-negros no Maracanã. Zico e Nunes já haviam colocado o Flamengo à frente, mas viram o atleticano Reinaldo empatar por duas vezes. Com 2 a 2 no placar e o jogo se encaminhando para o fim, Nunes driblou o zagueiro Silvestre, venceu o goleiro João Leite e decidiu o título.

A final aconteceu em 1 de junho daquele ano e o Flamengo jogou com Raul, Toninho Baiano, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Carpegiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Júlio César (Carlos Alberto), dirigido por Cláudio Coutinho.

A primeira Libertadores

Com 14 jogos disputados, sendo 8 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota, foi campeão logo em sua primeira participação na competição - o Flamengo chegou ao título após uma série final de três jogos frente ao Cobreloa. Após vencer no Maracanã por 2 x 1, Zico e companhia sofreram com a violência chilena e com a conivência da arbitragem em Santiago. A vitória do Cobreloa por 1 x 0 forçou a decisão em campo neutro, em Montevidéu. Mesmo desfalcado, o Flamengo foi superior e venceu por 2 x 0, com dois gols de Zico, colorindo a América do Sul de vermelho e preto.


A Gávea

Sede da Gávea em 1939
Foto da Gávea com parte do campo de futebol ainda beirando a Lagoa, a garagem de barcos do remo com o letreiro do clube e as baias e a pista da seção hípica, publicada na revista O Cruzeiro em 1939.



A Sede da Gávea, é a principal sede do Clube de Regatas do Flamengo, onde a maioria dos atletas do clube treinam. No dia 14 de novembro de 1931, pelo decreto municipal 3.686, o Flamengo ficou com o direito de cessão e aforamento do terreno da Lagoa. Ali o clube construiu seu primeiro estádio de futebol, com cercas de madeira.

No dia 28 de dezembro de 1933, o então presidente José Bastos Padilha pagou a taxa de 497 contos de réis e o Flamengo pôde começar as obras de construção do Estádio José Bastos Padilha, com capacidade para 6 mil espectadores na época.


Mascotes

Mascote Popeye do MengãoPopeye
O primeiro mascote do Flamengo foi o marinheiro Popeye, personagem de quadrinhos na década de 40 (e posteriormente de desenhos animados). A idéia para o mascote partiu do chargista argentino Lorenzo Mollas, que viu no Popeye a força e a persistência do Flamengo, além de sua óbvia ligação com o mar. No entanto, tal mascote nunca foi muito popular entre a torcida do clube.


Urubu é solto da arquibancada do MaracanãUrubu
Dizem que surgiu num domingo, 01 de junho de 1969, quando um torcedor rubro-negro Luiz Octávio Machado, morador do Leme, resolveu levar a ave enrolado num bandeirão do Flamengo para o jogo contra o Botafogo no Maracanã.

O Urubu é solto da arquibancada, faz a volta no estádio, até descer do lado esquerdo da tribuna de honra, sob delírio dos torcedores Rubro-Negros. O Flamengo venceu o Botafogo por 2 a 1 pelo returno do Campeonato Carioca.

Mascote Urubu do Mengão
Os Urubus do Flamengo ao longo desses anos, o Urubu do Ziraldo, o Urubu Samuca e o Uruba.


Uniformes

Uniforme Oficial   Camisa 2   Camisa de 1903
Pela ordem: Uniforme 1 listrado vermelho e preto (utilizada em 2006); Uniforme 2 (utilizada em 2006); e Uniforme de 1903 da primeira partida amistosa disputada em 1903 contra a equipe do Botafogo.


Tudo sobre o Flamengo


História Títulos Hino Públicos Arquivo + Clubes



Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva. Fonte: O Globo, O Paiz, O Malho, Gazeta de Notícias; O Cruzeiro; www.flamengo.com.br; eusouflamengo.com.br; X.com/flamengo. Página adicionada em 04 de maio de 2006 - atualizada em 23 Outubro 2025.