HISTÓRIA DO FUTEBOL UCRANIANO


Federação de Futebol da UcrâniaFOOTBALL FEDERATION OF UKRAINE
Fundada em 1991
Endereço: Ulyanovykh Street 1 P.O. Box 293 03150 KIEV - Ucrânia
Filiação Fifa: 1992 -Filiação Uefa: 1992
Site oficial: www.ffu.org.ua


História 1ª Divisão Copa da Ucrânia   + NACIONAIS

BREVE HISTÓRICO

Na sequência da dissolução da União Soviética, a Ucrânia emergiu por mérito próprio como um país futebolístico competitivo. Mesmo antes de as estruturas da antiga URSS terem sido desfeitas, no início da década de 1990, o futebol ucraniano já tinha produzido jogadores e dirigentes sonantes, bem como tido excelentes desempenhos. Neste contexto, o país e os seus entusiásticos adeptos podem olhar para o futuro com esperança e confiança.

A Federação de Futebol da Ucrânia (FFU) foi criada como entidade auto-suficiente em termos legais a 6 de Março de 1991. Até então, a Ucrânia integrava a Federação de Futebol da URSS e os seus clubes disputavam o campeonato soviético, que abandonaram após a independência do país, em Dezembro de 1991. Os primeiros dirigentes da FFU foram o presidente Viktor Bannikov e o secretário-geral Anatoliy Bidenko, ambos fundamentais na integração da Ucrânia na UEFA e na FIFA, no Verão de 1992.

Entre Fevereiro e Junho de 1992, a FFU organizou o seu primeiro campeonato profissional e a primeira edição da Copa da Ucrânia. O primeiro campeão nacional foi o FC Tavriya Simferopol, da Crimeia, enquanto o FC Chornomorets Odessa conquistou a Taça em 1992.

Os talentos do futebol ucraniano foram, com o passar dos anos, deixando marca no panorama internacional. No total, foram três os jogadores ucranianos premiados com a Bola de Ouro: Oleh Blokhin, Igor Belanov e Andriy Shevchenko, eleitos como melhores futebolistas da Europa em 1975, 1986 e 2004, respectivamente. O FC Dynamo Kiev ganhou a Taça dos Vencedores das Taças em 1975 e 1986, a Supercopa Europeia de 1975, chegando as quartas-de-final e às oitavas-de-finais da UEFA Champions League em diversas ocasiões.

O FC Shakhtar Donetsk, outra das principais forças do futebol da Ucrânia, conquistou a última edição da Taça UEFA, disputada em 2008/09. Outros clubes também chegaram longe nas competições europeias, como o FC Dnipro Dnipropetrovsk, Chornomorets, FC CSKA de Kiev, FC Tavriya Simferopol, FC Vorskla Poltava, FC Karpaty Lviv, FC Metalist Kharkiv, o FC Kryvbas Kryvyi Rih, Nyva Vinnytzya e FC Metalurh Zaporizhya.


Fonte: www.campeoesdofutebol.com.br.
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Página adicionada em 29/Abril/2008 - atualizada em 07 de maio de 2010.

 

Shopping Campeões do Futebol