HISTÓRIA DO V.O.C.E.M. DE ASSIS (SP)


VOCEM de AssisVILA OPERÁRIA CLUBE ESPORTE MARIANO
Fundado em 24 de março de 1968 (segundo site da Fed. Paulista de Futebol)
Endereço: Rua André Perine, 606, Vila Santa Cecília, CEP 19.806-27, Assis-SP
Site: http://www.vocem.com.br (desativado)


Clubes do Brasil Clubes do Mundo Clubes Amadores

   

A fundação do Vila Operária Esporte Mariano – VOCEM está ligado a um padre católico, o Frei Aloísio Bellini que viu no esporte, mais precisamente no futebol uma forma de motivar os jovens da Vila Operária a se aproximarem da igreja católica e foi assim que fundou em 21 de Julho de 1954 uma equipe de futebol amadora chamada de Marianinho e esta equipe foi que no futuro deu origem ao VOCEM.

Pároco da tradicional Vila Operária por muitos anos e um dos principais líderes daquela comunidade, o clérigo encontrou na modalidade uma forma de instigar os jovens da época a seguir os caminhos da igreja.

As ligações com a religião não pararam por aí. O branco e o bordô foram escolhidos como cores oficiais por representarem o pão e o vinho, ou seja, o corpo e o sangue de Cristo, ou resumindo, o vinho de missa e a hóstia da comunhão. Já o distintivo ganhou inscrições em latim com as frases “Audite Vocem Domini” e “Non ducor duco”, que significam respectivamente “Ouviste a voz do Senhor” e “Não sou conduzido, conduzo”.

Neste período não bastava ser bom de bola para garantir a titularidade: primeiro era preciso frequentar a missa onde se distribuíam vales que davam direito a escalação. Padre Bellini ainda marcava presença nas preleções que antecediam as partidas, onde tinha o hábito de rezar com os atletas. Não por acaso, o apelido "Esquadrão da Fé" rapidamente ganhou popularidade entre os adeptos.

O ingresso no profissionalismo se deu em 1978, quando o clube disputou a chamada 3ª divisão (equivalente ao quinto nivel do Estadual) e encerrou a 1ª fase invicto, caindo apenas nas semifinais. A estréia foi no estádio Marcelino de Souza - o estádio da Ferroviária de Assis - contra o Dracena e o primeiro gol do "Esquadrão da Fé" foi marcado pelo atacante Paulo Cuca. A base do elenco eram jogadores da própria cidade, que haviam acabado de conquistar o bicampeonato amador de futebol.

A melhor fase da história viria na década de 80, quando o time disputou a 3ª divisão (atual A3) em 1980 e 1981, e 2ª divisão (atual A2) do campeonato paulista entre 82 e 89. Nessa época o escrete mariano esteve muito próximo da elite, mas nunca conseguiu o acesso. Em 1984 chegou ao quadrangular decisivo bem cotado, entretanto, terminou sucumbindo em uma chave com Paulista, Noroeste e União Barbarense. Ao longo de sua história teve um total de 24 participações em campeonatos da Federação Paulista de Futebol.

Para desespero de sua torcida, o "Esquadrão da Fé" acabou perdendo forças, se licenciando em 1994 devido a problemas financeiros. No início da década seguinte o VOCEM ainda ensaiou um retorno aos gramados, se retirando definitivamente de cena em 2002 (quando disputava a extinta B-3). Contudo, depois de 12 anos inativo, a equipe finalmente retornou ao profissionalismo em 2014, para a disputa da Segunda Divisão. Em sua estréia no torneio, o clube venceu o Presidente Prudente FC por 2-1. O jogo, disputado em Assis, registrou o maior público na abertura da competição.

TÍTULOS
Campeonato Amador de Assis (SP): 1975, 1976

Participações em estaduais

Segunda Divisão - atual Série A2 (8) = 1982 – 1983 – 1984 – 1985 – 1986 – 1987 – 1988 – 1989

Terceira Divisão - atual Série A3 (4) = 1980 – 1981 – 1992 – 1993

Quarta Divisão - atual Segunda Divisão (6) = 1994 - 2014 – 2015 – 2016 – 2017 - 2018 Quinta Divisão - extinta (4) – 1978 – 1979 – 1999 – 2000

Sexta Divisão - extinta (2) = 2001 – 2002

Mascote do VOCEM de Assis   Mascote do VOCEM de AssisBELLININHO - O MASCOTE

O primeiro (na cor vinho) foi idealizado em uma conversa informal entre o radialista Reinaldo Nunes e o jornalista Victorino Netto, o Bellininho é uma homenagem ao Padre Aloísio Bellini, fundador do VOCEM. O desenho foi concebido pelo chargista Renato Piovan em abril de 2014. A figura do clérigo também representa as origens do clube, quando ainda se chamava Marianinho.
Já o segundo (em verde) foi retirado do site da Federação Paulista de Futebol em Outubro/2018.

HINO

Suas cores vão ficar na história,
de glórias tantas glórias,
na derrota ou na vitória,
o Vocem de Assis eu sou,
e a torcida toda grita,
é Vocem de Assis é valente,
tu és minha paixão ardente,
bordo e branco do meu coração,
time de raça, determinação,
vai sempre lutar pra ser campeão,
é o Vila Operária Clube Esporte Mariano
que enfrenta o oponente sem temor,
é o Vocem de Assis que faz vibrar nossa gente,
orgulho do nosso torcedor.

REFRÃO
E a torcida não para empurra o time pra frente, Vocem de Assis é o nosso eterno amor (BIS)
Suas cores vão ficar na história,
de glórias tantas glórias,
na derrota ou na vitória,
o Vocem de Assis eu sou,
e a torcida toda grita,
é Vocem de Assis é valente,
tu és minha paixão ardente,
bordo e branco do meu coração,
time de raça, determinação,
vai sempre lutar pra ser campeão,
é o Vila Operária Clube Esporte Mariano
que enfrenta o oponente sem temor,
Esquadrão da Fé, nosso orgulho e tradição,
pra sempre um clube vencedor.
REFRÃO
E a torcida vibrante empurra o time pra frente, Vocem de Assis é o nosso eterno amor (BIS)


Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da SilvaSidney Barbosa da Silva.
Fontes: portalassis.org/vocem-de-assis-saiba-; 2016.futebolpaulista.com.br/clube; pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Oper%C3%A1ria; Campeões da Liga Assisense de Esportes (LAE); e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 15/Outubro/2018.