Arquivo
  Especiais
  + Futebol
  História  |  Títulos  |  Hino  |  Patrimônio  |  Diversos                + CLUBES
Criciúma Esporte Clube CRICIÚMA ESPORTE CLUBE
Fundado em 13 de maio de 1947
Rua Treze de Maio, s/n - Centro - Caixa postal 3522
Bairro Comerciário, Cep 88802-290 - Criciúma/SC
Estádio: Heriberto Hulse (28 000 pessoas)
Site oficial: www.portaldotigre.com.br
História
O futebol em Criciúma

Na década de 40, Criciúma já mostrava uma grande paixão pelo futebol. Todas as segundas, o Café São Paulo era testemunha de acaloradas discussões sobre as partidas de domingo. Ouro Preto, Atlético Operário, Barão do Rio Branco (de Içara) e Próspera eram os times da região na época que animavam as tardes de domingo com grandes clássicos, que acabou por inspirar alguns desportistas a fundar um novo clube.
Fundação

Fundado inicialmente com o nome de Comerciário, por um grupo de trabalhadores. Os participantes da primeira reunião de fundação do clube foram: Lédio Búrigo, Hercílio Guimarães, Mário Tuffi, Homero Borba, Ruy Passante Rovaris, Pedro Canarin, Hamílton Prates, Carlos Rovaris, José Carlos Medeiros, Neison Garcia e Jacó Della Giustina. Cada um colaborou com 1 conto e 500, para a compra da primeira "bola" - o total arrecadado foram 18 contos necessários para a compra.
 
Primeiras partidas

A primeira partida do "Comerciário" ocorreu em 15/05/1947 contra o São Paulo FC da Vila Operária - o resultado: 4 a 0 para o adversário. Já o primeiro gol marcado pelo clube foi feito por Carlitos, três semanas depois, também contra o mesmo São Paulo que, também foi o clube com quem conseguiria a primeira vitória.

Primeiros Títulos

Os primeiros títulos do clube veio ainda na era amadoristica. Foi campeão da Liga Atlética da Região Mineira (LARM) por 5 vezes. O primeiro título da era profissional veio no estadual de 1968. Em seguida, o clube pediu afastamento da federação, voltando no ano de 1977.

O Criciúma

Em 02 de abril de 1978 o Comerciário trocou o nome para Criciúma Esporte Clube e uma nova era de grandes conquistas começou. Chegou a dezoito finais do Catarinense (uma vez como Comerciário), conquistando 8 titulos. No cenário nacional teve a maior conquista que um clube de Santa Catarina pôde alcançar - a Copa do Brasil de 1991 de forma invicta, garantindo classificação para o maior torneio do continente sul-americano, a Copa Libertadores, em 1992. Sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, o Criciuma ficou em quinto lugar, perdendo apenas para o São Paulo, que se sagrou campeão.

Em 2002 foi campeão brasileiro da Série B. Disputou a Série A nos anos de 2003 e 2004, sendo rebaixado para a Serie B de 2005, e novo rebaixamento para a Série C de 2006.

Em 2006 o clube retorna a Série B (de 2007) conquistando a terceira estrela nacional de seu escudo.
Share |
Fonte: Portal do Tigre e Arquivo Campeões do Futebol
Página adicionada em 27 de novembro de 2006; revisada em 24 de abril de 2011
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva
  História  |  Títulos  |  Hino  |  Patrimônio  |  Diversos                + CLUBES
: SHOPPING CF :
Camisa n1 de 2010
Camisa N. 1
Utilizada em 2010


Mascote do Criciúma
Tigre é o mascote
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador