Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
Historia da Portuguesa de Desportos (SP)

LINHA DO TEMPO - CRONOLOGIA DA PONTE PRETA

  História      |      Fundadores/Ata      |      Linha do tempo      |      Títulos      |      Hino
  Estádio       |       Diversos                                                                               + CLUBES
» 11 de agosto de 1900 - a fundação

» Em 1903, na comemoração do terceiro aniversário do único clube de futebol da cidade, o Campo do Cruzeiro recebia o seu primeiro grande jogo e foi contra o Jundiahy Foot Ball Club da cidade de Jundiaí. O campo ficou tomado em sua volta pela multidão ponte-pretana e a festa foi grande com a vitória da PONTE PRETA por 3 x 1. Segundo a imprensa de Jundiaí que cobriu o evento a PONTE PRETA jogou com Lima, Silvio, Oliveira, Aranha e Juca, Rodolpho Hartmann, Carlos e Fogaça, Ricardo Hartmann e Miguel.

» Em 1912 conquistou o Campeonato Campineiro de Futebol, seu primeiro título.

» Em 1914, a cidade passa por forte crise de desemprego e como a PONTE PRETA sempre foi um time do povo, organiza um jogo contra o S.C. Corinthians Paulista que também apoiou a luta operária da época. O placar foi 2 x 1 para a equipe da capital.

Na década de 20 houve a fusão com a Associação Athlética Campinas, e com a compra do patrimônio deste clube, a Ponte Preta passou então a utilizar o estádio da Av. Julio de Mesquita no bairro do Cambuí, que ainda estava inacabado e a partir de 1928 todas as sedes do clube passaram a ser neste estádio que ficava na Chácara Irmãos Bierrenbach, até então, desde 1906 os jogos aconteciam no Estádio do Hipódromo.

» Diante da crise mundial de 1929, o Clube Mais Querido de Campinas sofreu uma grande decepção em sua história, sendo obrigada a entregar o estádio para se livrar das dívidas contraídas e a partir de 1933 voltou a realizar seus jogos novamente no campo do Hipódromo, arrendado pelo Jockey Clube.

» Em 1942 foi um ano de novidades, foi criado o primeiro Conselho Deliberativo, com poderes estatutários para orientar e aprovar negócios sociais. Neste mesmo ano foi criada a primeira torcida organizada da Ponte Preta e a primeira do Brasil, o Grêmio Ponte-Pretano.

» 1948 é inaugurado o estádio Majestoso (Moisés Lucarelli)

» 1951 ingressa na Divisão Especial da Federação Paulista de Futebol.

» 1960 - foi rebaixada da Divisão Especial para a Primeira Divisão da Federação Paulista.

» 1969 se tornou Campeã da Primeira Divisão, retornando a elite do futebol paulista.

» Em 1970 disputa a Divisão Especial do Campeonato Paulista e com campanha sensacional torna-se o primeiro clube do interior a ser campeão do primeiro turno, deixando os chamados "grandes" da capital para trás. Chega à final do Campeonato, mas, torna-se vice-campeã paulista, o campeão foi o São Paulo F.C.

» 1977 se torna vice-campeã paulista e entra de vez para a história do futebol paulista e brasileiro ao realizar contra o S.C. Corinthians Paulista a maior final de campeonato paulista de todos os tempos.

» 1979 torna-se vice-campeã paulista em nova final contra o Corinthians.

» Depois de anos amargando alguns rebaixamentos no campeonato paulista e brasileiro, a Ponte Preta volta a brilhar no cenário nacional com a conquista do 4° lugar no Brasileirão de 1999.

» 2000 completa 100 anos de futebol ininterrupto.
  História      |      Fundadores/Ata      |      Linha do tempo      |      Títulos      |      Hino
  Estádio       |       Diversos                                                                               + CLUBES
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br, www.planetadamacaca.cjb.net e br.geocities.com/webroger2003
Página adicionada em 07/Fevereiro/2010 - atualizada em 07/Março/2013.
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador